Vygotsky e a teoria sociohistórica
1. Especialização
em Neuropedagogia Psicolinguística
Prof.: Msc. Wagner da Matta Pereira
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO üFundamentos da Psicolinguística; üApresentação das principais teorias sobre a
aquisição da linguagem; üComparação e
análise entre os modelos behavioristas e cognitivistas; üConsiderações acerca da Psicologia da
Linguagem para a compreensão dos processos psicológicos (pensamento e
linguagem) e sua interface com a linguística; üAnalise e discussão das relações entre
linguagem e subjetividade proposta pela Psicanálise freudiana e lacaniana. üOs processos de socialização através da
linguagem;
3. Discuta 1. A LINGUAGEM É INATA OU APRENDIDA?
2. O QUE É LINGUA? 3. O QUE É FALA? 4. QUAL O OBJETIVO DA LINGUAGEM? 5.
PENSAMENTO E LINGUAGEM É A MESMA COISA? QUEM VEM PRIMEIRO? 6. PENSAM DE MANEIRA
DIFERENTE AS PESSOAS QUE FALAM LÍINGUAS DIFERENTES? 7. A COMUNICAÇÃO É
EMINENTEMENTE HUMNA? E A LINGUAGEM? 8. COMO AS CRIANÇAS ADQUIREM A LINGUAGEM?
9. UMA PESSOA QUE PERDE A CAPACIDADE DE FALAR, DEIXA DE PENSAR? 10. TODAS AS
LÍNGUAS SÃO: ARBITRÁRIAS, CONVENCIONAIS E CONSTITUTIVAS DO SUJEITO: EXPLIQUE.
4. PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM PSICOLOGIA
COGNITIVA PSICOLINGUISTICA LINGUISTICA NEUROCIÊNCIA
5. A Psicolinguística é uma área de estudos
interdisciplinar entre a Lingüística, a Psicologia e demais ciências, que busca
explicar como o ser humano adquire, utiliza, desenvolve e aprende a linguagem.
6. PRINCIPAIS PROCESSOS DISCUTIDOS PELA
PSICOLINGUISTICA COMPREENSÃO DA LINGUAGEM PRODUÇÃO AQUISIÇÃO
7. A NATUREZA DA LINGUAGEM COMPREENSÃO: que
processos mentais capacitam as pessoas a compreender o que as outras pessoas
falam? AQUISIÇÃO: como as crianças desenvolvem ambas as habilidades de
compreensão e fala? PRODUÇÃO: que processos mentais capacitam as pessoas a
falar o que falam?
8. SURGIMENTO Anos 50, Universidade Cornell,
seminário entre linguistas e psicólogos, com o objetivo de realizar síntese
entre as pesquisas realizadas no campo da compreensão e da expressão verbal. üPsicologia da Aprendizagem – estudos na área
da Psicologia Cognitiva üLingüística –
explicar a linguagem cientificamente: sistemas; üTeoria da Informação) – esquemas de
comunicação
9. Teoria da Informação Nessa perspectiva, a
Psicolingüística se encarregaria de estudar os processos de codificação e
decodificação, levando em conta as características próprias dos sujeitos que
trocam mensagens.
10. TRÊS PRINCIPAIS ÁREAS DE ESTUDO, ALÉM DA
PSICOLOGIA, CONTRIBUÍRAM PARA A COMPREENSÃO DA PSICOLINGUÍSTICA: üA Lingüística - estudo da estrutura, da
formação e alteração da linguagem oral, escrita e simbólica; üA Neurolinguística – a relação entre o
cérebro e a produção da linguagem; üA Sociolinguística – objetiva a relação entre o comportamento social e a
formação e aprendizagem linguagem. üAtualmente foco das Neurociências
11. Antes que sejam abordadas as principais
teorias que se arriscam em explicar a linguagem, é necessário que se compreenda
o que é a linguagem.
12. O que é LINGUAGEM? Linguagem é uma
representação interna da realidade construída que utiliza um meio de
comunicação compartilhado socialmente. Sistema de signos arbitrários e
compartilhado por um grupo, com o objetivo de se comunicar com os outros e que
permite manipular mentalmente a realidade na ausência dela.
13. O que é LINGUAGEM? A linguagem é uma
faculdade humana abstrata, ou seja, a capacidade que o humano tem de
comunicar-se com os semelhantes por meio de signos mediante mecanismos de
natureza psico-fisiológica. A linguagem é ao mesmo tempo física, fisiológica,
psíquica e de domínio social e se configura no único modo de ser do pensamento,
ou seja, sua matéria no plano do conteúdo, e realidade do pensamento (...), o
próprio elemento da comunicação e sua realização no plano da expressão. (
SAUSSURE, 1975, p.81 )
14. Para que serve a LINGUAGEM? “... Expressar
seus sentimentos, explicar suas reações e compreender a dos outros, conhecer
diferentes pontos de vista sobre um mesmo fato e incorporar valores e normas
sociais. Aprende também a dirigir e organizar seu pensamento e a controlar sua
conduta, fazendo assim uma aprendizagem cada vez mais consciente.” Álvaro
Marchesi, A linguagem é inerentemente humana? E a comunicação?
15. Teorias sobre a aquisição da linguagem
BEHAVIORISMO: tábula rasa, estímulo resposta INTERACIONISMO (construtivismo):
aparelho biológico em interação com o ambiente INATISMO: estrutura pronta,
ambiente dispara SÓCIOINTERACIONISMO : interação e mediação PSICANÁLISE:
simbólico,mediador da realidade
16. Inata ou social, A linguagem é um meio
organizado de combinar as palavras para fins de comunicação (STERNBERB, p. 252,
2000). Do ponto de vista psicológico, entende-se a linguagem como processo
mental consciente, significativo e orientado para o social.
17. SEIS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS üComunicativa - troca de informação üSimbólica - símbolo e referente üEstruturada - organização padronizada üOrganizada em níveis múltiplos – morfo,
fono, sin ... üGenerativa –
creatividade, gramática universal üDinâmica – a linguagem evolui
18. COMO SE ADQUIRI A LINGUAGEM Eu sei falá
mãmã. Eu pefiru papá. Eu tô apendeno.
19. SEMÂNTICO: significado das palavras
PRAGMÁTICO: uso no contexto social O GRAMATICAL: morfológicas regras sintáticas
O FONOLÓGICO: sons da língua; e
20. PERÍODOS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM:
PRÉ-VERBAL AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM AQUISIÇÃO DE ASPECTOS FORMAIS AQUISIÇÃO DO
SIGNIFICADO AQUISIÇÃO DE ASPECTOS FUNCIONAIS
21. •Motivação primária para a relação
interpessoal; •Sensibilidade e adaptação do adulto; •Prontoconversas e
formatos; •Vocalizações e gestos dícticos; Condutas prontodeclarativas. •Bases
da funcionalidade comunicativa. •Comunicação através de palavras; •Aumenta o
vocabulário rapidamente; •Combinações de palavras mais complexas e elaboradas;
22. Fonologia, morfologia e sintaxe •De 18 meses
a 06 anos estritamente fonológica: •Substituições: pela/pêra •Assimilações:
•Papo/pato •Simplificações: •Pato/prato; •Dificuldades morfológicas e
sintáticas.
23. •Conteúdo é a semântica; •A compreensão
precede a expressão; •Nome e não; •Significados restritivos ou mais extensivos.
•Refere-se às funções comunicativas da linguagem; •Reguladora: desejos;
•Declarativa: Transmitir e compartilhar a informação; •Interrogativa: Investiga
sobre a realidade;
24. Organização da linguagem • A linguagem está
organizada em uma hierarquia. Frases Palavras Morfemas Fonemas
25. Numa perspectiva neurológica, o processo de
aquisição da linguagem é bastante complexo e envolve uma rede de neurônios
distribuída entre diferentes regiões cerebrais.
26. A maior parte das atividades da linguagem
ocorrem o hemisfério esquerdo (LOBO TEMPORAL) no cérebro. As palavras são
compreendidas pela área de Wernicke e articuladas pela de Broca. Um conjunto de
fibras do tecido nervoso, o fascículo arqueado, conecta essas duas áreas. A de
Wernicke é cercada por outra parte chamada de área de Geschwind. AFASIA: lesão
de alguma região cerebral especializada nas funções linguisticas. Se dá tanto
na fala oral quanto na escrita. A afasia pode ocorrer em dois lugares distintos
do cérebro, podendo ser na área de broca (afasia de broca) ou na área de
Wernicke (afasia de Wernicke)
27. Teorias sobre a aquisição da linguagem
primeiras teorias de aquisição da linguagem: üo Behaviorismo üo Conexionismo (associonismo) Ambas de base
empirista consideram o conhecimento humano como derivado da experiência.
28. Os primeiros trabalhos desenvolvidos na área
datam de 1943 quando o neurofisiologista, filósofo e poeta americano Warren
McCulloch, e o lógico Walter Pitts desenvolveram o primeiro modelo matemático
de um neurônio.
29. O cérebro é possuidor de mecanismo inato,
geneticamente programado que possibilita seu funcionamento. Não existem regras
inatas para o processamento da linguagem, estas são inferidas através de um
processamento estatístico dos dados advindos da experiência. O cérebro e as
redes neurais são os responsáveis pelo aprendizado. A linguagem não é
necessariamente manipulação de símbolos.
30. O conhecimento declarativo da língua e do
mundo, bem como o conhecimento procedimental das diversas habilidades, são
codificados no cérebro não em forma de símbolos prontos e em lugares
determinados, mas como elementos atomizados e distribuídos em pontos diferentes
conectados entre si. O processamento não ocorre serialmente como na teoria da
informação, mas em paralelo, isto é, diversos processos ocorrem simultaneamente
(POERSCH, 2004, p. 4). O confronto de duas grandes teorias
31. . BEHAVIORISMO: Acredita que pela relação
estímulo resposta éa possível explicar o funcionamento e uso da linguagem. B.F.
SKINNER 1904 — 1990
32. PRESSUPOSTOS DO BEHAVIORISMO üA mente não é importante para a aquisição da
linguagem; üa criança é uma tabula rasa; üA linguagem é aprendida através do processo
de estímuloresposta, imitação e reforço (positivo ou negativo); üconhecimento, inclusive o lingüístico,
provém unicamente da experiência. vReforço positivo – incentiva o comportamento vReforço negativo - inibe Pouco a pouco,
conforme as palavras vão sendo associadas a eventos, objetos ou ações, os bebês
aprendem o que elas significam (DAVIDOFF, 2001, p. 271).
33. Comportamento Comportament o (resposta)
Consequência Dizer “Oi” Ouvir um “Olá” Aperta um botão Chegar o elevador Girar
uma torneira Obter água Fazer uma pergunta Receber uma resposta Fazer o dever
de casa Ser elogiado pelo professor
34. se uma criança usa uma palavra ligada ao
sexo em nossa cultura, ela é reprovada com uma cara fechada, palavras de
repreensão ou mesmo um castigo. Ela aprende três coisas: que tal palavra não
pode ser dita, que se for dita será considerado uma agressão e que o sentido
implícito a essa palavra, não é algo bem aceito em sua sociedade.
35. LINGUAGEM: inata ou aprendida? Se a
linguagem é herdada (nature), ou aprendida (nurture), ou aprendida e herdade ficou
conhecida pela controvérsia nature-nurture e tem sido discutida por séculos. A
polêmica esteve esquecida por algum tempo até que ressurgiu em 1959 quando o
linguista Noam Chomsky (1928) criticou contundentemente o livro Comportamento
Verbal, de B.F. Skinner.
36. . Tradição behaviorista : Acreditava-se que
pela relação estímulo resposta, seria possível explicar a estrutura da
linguagem. Anos 60 - Teoria chomskiana: Gerativista - a linguagem não é um
sistema de hábitos e repetições, mas norteia-se pela criatividade. B.F. SKINNER
N. CHOMSKY
37. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GGT A linguagem é
inata. O ser humano é herdeiro de uma gramática mental interna , podendo
produzir e compreender frases originais com significados inéditos.
38. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GGT O aspecto criativo
da linguagem tem como base três princípios: üTudo que dizemos, em sua maioria, é novo, e
não a repetição do que ouvimos antes; üO número de frases que se pode criar e compreender numa língua são
infinitos; üO falante adapta sua linguagem de acordo com
o contexto.
39. PRESSUPOSTOS DA TEORIA DE CHOMPSKY üGramática Universal: estrutura inata üAspecto criativo: número infinito de frases üGramaticalidade: CERTO ou ERRADO? üCompetência linguistica: internalização de
regras/o que vc sabe üPerformance/desempenho:
adaptação/ o que se faz com a língua O enunciado é entendido em 2 níveis: qEstrutura superficial : nível fonológico qEstrutura profunda:
significado/interpretação
40. Estruturas superficiais e subjacentes Dois
níveis § Superficial (frases precisas que expressam
o pensamento). § Subjacente
(atitudes e pensamentos básicos corporificados nas palavras).
41. A natureza muito especial da linguagem •
Criatividade § § § § Não é rara a necessidade de criar frases. Novas frases como nova ordem
gramatical. Gírias. Neologismo. A gíria dos anos 60, segundo Ziraldo.
42. A discussão sobre a aquisição da linguagem
focalizando os processos mentais já havia sido evidenciada por Ferdinand de
Saussure (1857 - 1913) no livro Curso de linguísta geral (1916). A ideia só
ganhou destaque anos mais tarde, com N. Chomsky. Saussure considerava a língua
um sistema de signos, uma entidade bifacial que compreendia um significante e
um significado definidos em termos psicológicos. Ferdinand de Saussure 1857 -
1913
43. SIGNIFICADO, SIGNIFICANTE = SIGNO O signo
linguístico é uma realidade percebida pelos sentidos humanos, que se refere a
uma realidade que não está presente. Este sinal é composto de um significante,
significado e referente, entre as quais existe uma relação inseparável.
44. • Langue: é o sistema de uma língua, a língua
como sistema de formas.Social. • Parole: é a fala real, os atos de
fala.Individual.
45. O SIGNO o signo é uma unidade psíquica,
abstrata e com duas faces: o significado (conceito) e o significante (imagem
acústica (memória do som na mente do falante). Estes dois elementos, o
significante e o significado, estão intimamente unidos e são regidos por dois
princípios: a linearidade e a arbitrariedade. A linearidade significa que o
discurso se organiza em linha reta, respeitando uma ordem, pois não há como se
pronunciar dois sons ao mesmo tempo. A arbitrariedade diz respeito à conexão de
uma idéia a um nome.
46. A ARBITRARIEDADE DO SIGNO Assim, a idéia de
mar não está ligada por relação alguma interior à seqüência de sons m-a-r que
lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra
sequência, não importa qual; como prova, temos a existência de línguas
diferentes. (...) o princípio da arbitrariedade do signo não é contestado por
ninguém; às vezes, porém, é mais fácil descobrir uma verdade do que assinalar o
lugar que lhe cabe (SAUSUSURE, 1972,pp. 81-82):
47. Princípios do signo 1. A natureza arbitrária
do signo: não há nenhum elo entre o significado e o significante. Cão Cachorro
Crio Cora coa crio bopo lobo
48. Exceções As onomatopéias Bang, clap, miar,
buaá, psiu, cof, ziguezague, chiar, bum etc.
49. OUTRAS IMPORTANTES OPOSIÇÕES DA LINGUAGEM
Sincronia – funcionamento da língua em um dado período do tempo. Diacronia –
estudo histórico, através do tempo. Sintagma – combinação de formas mínimas
numa unidade lingüística superior, que surge a partir da linearidade do signo.
Paradigma - banco de reservas da língua fazendo com que suas unidades se
oponham, pois uma exclui a outra
50. • a linguagem não é uma nomenclatura,
conceitos não são preexistentes, conceitos mutáveis e contingentes variam de um
estado de uma língua outra. seus mas que para • como a relação entre
significante e significado é arbitrária, não há nenhuma razão para um conceito,
em vez de outro, ser ligado a determinado significante. • o significado
associado a um significante pode tomar qualquer forma.
51. • Relações associativas: Paradigmáticas •
Relações seqüenciais: Sintagmáticas. Substituição: paradigma Combinação:
sintagma
52. Linguagem como interação Jean Piaget 1896
-1980.
53. Toria da Genética Epistemologia Para Piaget
a linguagem não tem somente a finalidade de expressar ideias e palavras ou de
comunicar o pensamento. A linguagem nasce do ato de falar sozinho, do monólogo.
Tal ação prepara a criança para a linguagem social, o que ele considerada
artificial.
54. Períodos de desenvolvimento linguístico 0 -2
anos- a ausência da função semiótica é a principal característica deste
período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações
(motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. Linguagem vai da ecolalia
(repetição de sílabas) à palavrafrase ("água" para dizer que quer
beber água); possui representação mental do objeto; conduta social é de
isolamento e indiferenciação (o mundo é ele).
55. Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos.
surge a função semiótica que permite o aparecimento da linguagem, do desenho,
da imitação, da dramatização. Cria imagens mentais na ausência do objeto ou da
ação, é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico. É o período
do animismo: "o carro do papai foi dormir na garagem”. Linguagem em nível
de monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo tempo sem que respondam as
argumentações dos outros. Duas crianças “conversando” dizem frases que não têm
relação com a frase que o outro está dizendo. Sua socialização é vivida de
forma isolada, mas dentro do coletivo. Não há liderança e os pares são
constantemente trocados.
56. Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos
Desejo de explicação dos fenômenos (idade dos porquês). A criança pergunta o
tempo todo. Distingue a fantasia do real; pensamento continua centrado no seu
ponto de vista. Incapaz de manter conversação longa, mas já é capaz de adaptar
sua resposta às palavras do companheiro.
57. Período Operatório Concreto dos 7 anos aos
11 anos Tende a se organizar em grupo, compreende regras, estabelece
compromissos. A conversação torna-se possível (já é uma linguagem socializada),
sem que no entanto possam discutir diferentes pontos de vista para que cheguem
a uma conclusão comum.
58. Período Operatório Abstrato - dos 11 anos em
diante. Ápice do desenvolvimento da inteligência. Nível de pensamento
hipotético-dedutivo (lógicomatemático); o indivíduo está apto para calcular
probabilidades, libertando-se do concreto em proveito de interesses futuros: a
“abertura para todos os possíveis”. A partir desta estrutura de pensamento é
possível a dialética, que permite que a linguagem se dê a nível de discussão
para se chegar a uma conclusão.
59. Piaget dividiu a linguagem em dois grandes
grupos: a egocêntrica a socializada.
60. A linguagem egocêntrica dividida-se em três:
üA repetição (ecolalia) – repetição de
silabas ou palavras, não direcionadas a ninguém, restos do balbucio dos bebes. üO monólogo – a criança fala em voz alta para
si. üO monólogo a dois ou coletivo – conversa de
duas/ou mais crianças sem preocupação de serem respondidas ou compreendidas
61. A linguagem socializada divide-se em cinco
categorias: üA informação adaptada – crianças trocam
pensamentos com as outras, em busca de objetivo comum, ou seja, preocupa-se com
o ponto de vistas do interlocutor. üA crítica/zombaria – trata-se da ação de uma criança sobre a outra num
contexto de discussões, brigas, ou rivalidades. üAs ordens, súplicas e ameaças – são tais
ações de uma criança sobre a outra. üAs perguntas – perguntas que uma criança faz a outra. üAs respostas – respostas dadas às perguntas.
62. Piaget conclui : §A criança é mais egocêntrica do que o adulto,
fala muito sem se dirigir a ninguém; indica uma maior necessidade de comunicar
seu pensamento. §O adulto
consegue ficar mais concentrado sem quebrar o silêncio. tempo §Antes dos 7ou 8 anos a criança não possui
vida social. Essa afirmação tem sido criticada há muito tempo por outros
pesquisadores: L. S.Vigotsky, por exemplo.
63. Lev Semenovitch Vygotsky 1896 1934
64. Vigotsky üA linguagem é social üestreita relação entre pensamento e
linguagem A aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social -
que possui a função de denominar e comunicar, sendo a primeira linguagem que
surge; depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente
ligada ao pensamento.
65. A linguagem egocêntrica progride da fala
social para a fala interna, ou seja, para o processamento de perguntas e
respostas dentro de nós mesmos – o que estaria bem próximo ao pensamento,
representado a transição da função comunicativa para a função intelectual.
66. A fala egocêntrica constitui uma linguagem
para a pessoa mesma, e não uma linguagem social, com funções de comunicação e
interação. Esse “falar sozinho” é essencial porque ajuda a organizar melhor as
idéias e planejar melhor as ações.
67. Discurso interior e pensamento É quando as
palavras passam a ser pensadas, sem que necessariamente sejam faladas. É um
pensamento em palavras. Já o pensamento é um plano mais profundo do discurso
interior, que tem por função criar conexões e resolver problemas, o que não é,
necessariamente, feito em palavras.
68. o pensamento não se reflete na palavra;
realizase nela, na medida em que é a linguagem que permite a transmissão do
pensamento de uma pessoa para outra (Vygotsky, 1998). A relação entre o
pensamento e a fala passa por várias mudanças ao longo do desenvolvimento.
Apesar de terem origem e se desenvolverem independentes, em determinado momento
o pensamento e a linguagem se encontram e dão origem ao funcionamento
psicológico complexo. A conquista da linguagem representa um marco no
desenvolvimento humano.
69. O pensamento não é o último plano analisável
da linguagem. Podemos encontrar um último plano interior: a motivação do
pensamento, a esfera motivacional de nossa consciência, que abrange nossas
inclinações e necessidades, nossos interesses e impulsos, nossos afetos e
emoções. Tudo isso vai refletir imensamente na nossa fala e no pensamento
(Vygotsky 1998).
70. Linguagem e Psicanálise O inconsciente é
estruturado como uma linguagem. Jacques Lacan A linguagem humana e o termo
entre o eu e o outro. Entre o sujeito que fala e seu ouvinte existe um anteparo
, uma proteção, uma espécie de muralha que se ergue, mesmo quando há silencio.
Entre dois seres humanos existe sempre a muralha da linguagem (LONGO, 2006, p.7
71. Lacan, ao fazer uma releitura da obra de
Freud, concebe um inconsciente estruturado pela linguagem e propõe uma
supremacia do significante sobre o significado.
72. Metáfora & Metonímia Lacan, ao conceber
um inconsciente estruturado pela linguagem, propõe duas leis de funcionamento
para este: a metáfora e a metonímia. A metáfora seria o equivalente a
condensação freudiana, e a metonímia, ao deslocamento.
73. A formação de uma metáfora consiste na
superposição de um significante por outro, tendo em vista algum tipo de ligação
entre o que os dois termos designam Amor é fogo que arde sem se ver Luís de
Camões
74. A metonímia é uma figura de linguagem que
consiste na substituição de um termo por outro, com o qual possua algum tipo de
ligação. Me dá uma Brahma gelada!
75. A aproximação da psicanálise com a
linguística parece ficar cada vez mais clara na medida em que percebemos na
linguagem a possibilidade de jogar com a palavra, onde o inconsciente fala o
tempo todo e o discurso é sempre o discurso do outro.
76. PROBLEMAS DE LINGUAGEM: Transtornos graves
Autismos e psicoses Mutismo seletivo Ausência total e persistente em
determinadas circunstâncias ou com determinadas pessoas Disfemia Gagueira,
alteração da fluidez da fala: ritmo e melodia do discurso Dislalia Transtorno
na articulação dos sons Disglosias Alterações anatômicas ou fisiológicas dos
órgãos articulatórios Atrasos da fala Problemáticas mais globais no sistema
fonológico Disfasia Afasia congênita ou do desenvolvimento.
77. DSM IV: Transtorno da linguagem expressiva
Vocabulário limitado, erros nos tempos verbais, dificuldade na memorização das
palavras, dificuldade na produção de frases de extensão ou complexidades
próprias do nível evolutivo do sujeito. Transtorno misto da linguagem
receptivaexpressiva Compreender tipos particulares de palavras ou frases
Transtorno fonológico Dificuldade de articulação de alguns sons Gagueira
Alteração na fluidez Transtornos da comunicação não específicos Transtornos de
voz
78. ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL:
3. Discuta 1. A LINGUAGEM É INATA OU APRENDIDA?
2. O QUE É LINGUA? 3. O QUE É FALA? 4. QUAL O OBJETIVO DA LINGUAGEM? 5.
PENSAMENTO E LINGUAGEM É A MESMA COISA? QUEM VEM PRIMEIRO? 6. PENSAM DE MANEIRA
DIFERENTE AS PESSOAS QUE FALAM LÍINGUAS DIFERENTES? 7. A COMUNICAÇÃO É
EMINENTEMENTE HUMNA? E A LINGUAGEM? 8. COMO AS CRIANÇAS ADQUIREM A LINGUAGEM?
9. UMA PESSOA QUE PERDE A CAPACIDADE DE FALAR, DEIXA DE PENSAR? 10. TODAS AS
LÍNGUAS SÃO: ARBITRÁRIAS, CONVENCIONAIS E CONSTITUTIVAS DO SUJEITO: EXPLIQUE.4. PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM PSICOLOGIA
COGNITIVA PSICOLINGUISTICA LINGUISTICA NEUROCIÊNCIA5. A Psicolinguística é uma área de estudos
interdisciplinar entre a Lingüística, a Psicologia e demais ciências, que busca
explicar como o ser humano adquire, utiliza, desenvolve e aprende a linguagem.6. PRINCIPAIS PROCESSOS DISCUTIDOS PELA
PSICOLINGUISTICA COMPREENSÃO DA LINGUAGEM PRODUÇÃO AQUISIÇÃO7. A NATUREZA DA LINGUAGEM COMPREENSÃO: que
processos mentais capacitam as pessoas a compreender o que as outras pessoas
falam? AQUISIÇÃO: como as crianças desenvolvem ambas as habilidades de
compreensão e fala? PRODUÇÃO: que processos mentais capacitam as pessoas a
falar o que falam?
8. SURGIMENTO Anos 50, Universidade Cornell,
seminário entre linguistas e psicólogos, com o objetivo de realizar síntese
entre as pesquisas realizadas no campo da compreensão e da expressão verbal. üPsicologia da Aprendizagem – estudos na área
da Psicologia Cognitiva üLingüística –
explicar a linguagem cientificamente: sistemas; üTeoria da Informação) – esquemas de
comunicação9. Teoria da Informação Nessa perspectiva, a
Psicolingüística se encarregaria de estudar os processos de codificação e
decodificação, levando em conta as características próprias dos sujeitos que
trocam mensagens.
10. TRÊS PRINCIPAIS ÁREAS DE ESTUDO, ALÉM DA
PSICOLOGIA, CONTRIBUÍRAM PARA A COMPREENSÃO DA PSICOLINGUÍSTICA: üA Lingüística - estudo da estrutura, da
formação e alteração da linguagem oral, escrita e simbólica; üA Neurolinguística – a relação entre o
cérebro e a produção da linguagem; üA Sociolinguística – objetiva a relação entre o comportamento social e a
formação e aprendizagem linguagem. üAtualmente foco das Neurociências11. Antes que sejam abordadas as principais
teorias que se arriscam em explicar a linguagem, é necessário que se compreenda
o que é a linguagem.
12. O que é LINGUAGEM? Linguagem é uma
representação interna da realidade construída que utiliza um meio de
comunicação compartilhado socialmente. Sistema de signos arbitrários e
compartilhado por um grupo, com o objetivo de se comunicar com os outros e que
permite manipular mentalmente a realidade na ausência dela.
13. O que é LINGUAGEM? A linguagem é uma
faculdade humana abstrata, ou seja, a capacidade que o humano tem de
comunicar-se com os semelhantes por meio de signos mediante mecanismos de
natureza psico-fisiológica. A linguagem é ao mesmo tempo física, fisiológica,
psíquica e de domínio social e se configura no único modo de ser do pensamento,
ou seja, sua matéria no plano do conteúdo, e realidade do pensamento (...), o
próprio elemento da comunicação e sua realização no plano da expressão. (
SAUSSURE, 1975, p.81 )
14. Para que serve a LINGUAGEM? “... Expressar
seus sentimentos, explicar suas reações e compreender a dos outros, conhecer
diferentes pontos de vista sobre um mesmo fato e incorporar valores e normas
sociais. Aprende também a dirigir e organizar seu pensamento e a controlar sua
conduta, fazendo assim uma aprendizagem cada vez mais consciente.” Álvaro
Marchesi, A linguagem é inerentemente humana? E a comunicação?
15. Teorias sobre a aquisição da linguagem
BEHAVIORISMO: tábula rasa, estímulo resposta INTERACIONISMO (construtivismo):
aparelho biológico em interação com o ambiente INATISMO: estrutura pronta,
ambiente dispara SÓCIOINTERACIONISMO : interação e mediação PSICANÁLISE:
simbólico,mediador da realidade
16. Inata ou social, A linguagem é um meio
organizado de combinar as palavras para fins de comunicação (STERNBERB, p. 252,
2000). Do ponto de vista psicológico, entende-se a linguagem como processo
mental consciente, significativo e orientado para o social.
17. SEIS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS üComunicativa - troca de informação üSimbólica - símbolo e referente üEstruturada - organização padronizada üOrganizada em níveis múltiplos – morfo,
fono, sin ... üGenerativa –
creatividade, gramática universal üDinâmica – a linguagem evolui
18. COMO SE ADQUIRI A LINGUAGEM Eu sei falá
mãmã. Eu pefiru papá. Eu tô apendeno.
19. SEMÂNTICO: significado das palavras
PRAGMÁTICO: uso no contexto social O GRAMATICAL: morfológicas regras sintáticas
O FONOLÓGICO: sons da língua; e
20. PERÍODOS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM:
PRÉ-VERBAL AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM AQUISIÇÃO DE ASPECTOS FORMAIS AQUISIÇÃO DO
SIGNIFICADO AQUISIÇÃO DE ASPECTOS FUNCIONAIS
21. •Motivação primária para a relação
interpessoal; •Sensibilidade e adaptação do adulto; •Prontoconversas e
formatos; •Vocalizações e gestos dícticos; Condutas prontodeclarativas. •Bases
da funcionalidade comunicativa. •Comunicação através de palavras; •Aumenta o
vocabulário rapidamente; •Combinações de palavras mais complexas e elaboradas;
22. Fonologia, morfologia e sintaxe •De 18 meses
a 06 anos estritamente fonológica: •Substituições: pela/pêra •Assimilações:
•Papo/pato •Simplificações: •Pato/prato; •Dificuldades morfológicas e
sintáticas.
23. •Conteúdo é a semântica; •A compreensão
precede a expressão; •Nome e não; •Significados restritivos ou mais extensivos.
•Refere-se às funções comunicativas da linguagem; •Reguladora: desejos;
•Declarativa: Transmitir e compartilhar a informação; •Interrogativa: Investiga
sobre a realidade;
24. Organização da linguagem • A linguagem está
organizada em uma hierarquia. Frases Palavras Morfemas Fonemas
25. Numa perspectiva neurológica, o processo de
aquisição da linguagem é bastante complexo e envolve uma rede de neurônios
distribuída entre diferentes regiões cerebrais.
26. A maior parte das atividades da linguagem
ocorrem o hemisfério esquerdo (LOBO TEMPORAL) no cérebro. As palavras são
compreendidas pela área de Wernicke e articuladas pela de Broca. Um conjunto de
fibras do tecido nervoso, o fascículo arqueado, conecta essas duas áreas. A de
Wernicke é cercada por outra parte chamada de área de Geschwind. AFASIA: lesão
de alguma região cerebral especializada nas funções linguisticas. Se dá tanto
na fala oral quanto na escrita. A afasia pode ocorrer em dois lugares distintos
do cérebro, podendo ser na área de broca (afasia de broca) ou na área de
Wernicke (afasia de Wernicke)
27. Teorias sobre a aquisição da linguagem
primeiras teorias de aquisição da linguagem: üo Behaviorismo üo Conexionismo (associonismo) Ambas de base
empirista consideram o conhecimento humano como derivado da experiência.28. Os primeiros trabalhos desenvolvidos na área
datam de 1943 quando o neurofisiologista, filósofo e poeta americano Warren
McCulloch, e o lógico Walter Pitts desenvolveram o primeiro modelo matemático
de um neurônio.29. O cérebro é possuidor de mecanismo inato,
geneticamente programado que possibilita seu funcionamento. Não existem regras
inatas para o processamento da linguagem, estas são inferidas através de um
processamento estatístico dos dados advindos da experiência. O cérebro e as
redes neurais são os responsáveis pelo aprendizado. A linguagem não é
necessariamente manipulação de símbolos.30. O conhecimento declarativo da língua e do
mundo, bem como o conhecimento procedimental das diversas habilidades, são
codificados no cérebro não em forma de símbolos prontos e em lugares
determinados, mas como elementos atomizados e distribuídos em pontos diferentes
conectados entre si. O processamento não ocorre serialmente como na teoria da
informação, mas em paralelo, isto é, diversos processos ocorrem simultaneamente
(POERSCH, 2004, p. 4). O confronto de duas grandes teorias31. . BEHAVIORISMO: Acredita que pela relação
estímulo resposta éa possível explicar o funcionamento e uso da linguagem. B.F.
SKINNER 1904 — 199032. PRESSUPOSTOS DO BEHAVIORISMO üA mente não é importante para a aquisição da
linguagem; üa criança é uma tabula rasa; üA linguagem é aprendida através do processo
de estímuloresposta, imitação e reforço (positivo ou negativo); üconhecimento, inclusive o lingüístico,
provém unicamente da experiência. vReforço positivo – incentiva o comportamento vReforço negativo - inibe Pouco a pouco,
conforme as palavras vão sendo associadas a eventos, objetos ou ações, os bebês
aprendem o que elas significam (DAVIDOFF, 2001, p. 271).33. Comportamento Comportament o (resposta)
Consequência Dizer “Oi” Ouvir um “Olá” Aperta um botão Chegar o elevador Girar
uma torneira Obter água Fazer uma pergunta Receber uma resposta Fazer o dever
de casa Ser elogiado pelo professor34. se uma criança usa uma palavra ligada ao
sexo em nossa cultura, ela é reprovada com uma cara fechada, palavras de
repreensão ou mesmo um castigo. Ela aprende três coisas: que tal palavra não
pode ser dita, que se for dita será considerado uma agressão e que o sentido
implícito a essa palavra, não é algo bem aceito em sua sociedade.35. LINGUAGEM: inata ou aprendida? Se a
linguagem é herdada (nature), ou aprendida (nurture), ou aprendida e herdade ficou
conhecida pela controvérsia nature-nurture e tem sido discutida por séculos. A
polêmica esteve esquecida por algum tempo até que ressurgiu em 1959 quando o
linguista Noam Chomsky (1928) criticou contundentemente o livro Comportamento
Verbal, de B.F. Skinner.36. . Tradição behaviorista : Acreditava-se que
pela relação estímulo resposta, seria possível explicar a estrutura da
linguagem. Anos 60 - Teoria chomskiana: Gerativista - a linguagem não é um
sistema de hábitos e repetições, mas norteia-se pela criatividade. B.F. SKINNER
N. CHOMSKY37. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GGT A linguagem é
inata. O ser humano é herdeiro de uma gramática mental interna , podendo
produzir e compreender frases originais com significados inéditos.38. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GGT O aspecto criativo
da linguagem tem como base três princípios: üTudo que dizemos, em sua maioria, é novo, e
não a repetição do que ouvimos antes; üO número de frases que se pode criar e compreender numa língua são
infinitos; üO falante adapta sua linguagem de acordo com
o contexto.39. PRESSUPOSTOS DA TEORIA DE CHOMPSKY üGramática Universal: estrutura inata üAspecto criativo: número infinito de frases üGramaticalidade: CERTO ou ERRADO? üCompetência linguistica: internalização de
regras/o que vc sabe üPerformance/desempenho:
adaptação/ o que se faz com a língua O enunciado é entendido em 2 níveis: qEstrutura superficial : nível fonológico qEstrutura profunda:
significado/interpretação40. Estruturas superficiais e subjacentes Dois
níveis § Superficial (frases precisas que expressam
o pensamento). § Subjacente
(atitudes e pensamentos básicos corporificados nas palavras).41. A natureza muito especial da linguagem •
Criatividade § § § § Não é rara a necessidade de criar frases. Novas frases como nova ordem
gramatical. Gírias. Neologismo. A gíria dos anos 60, segundo Ziraldo.42. A discussão sobre a aquisição da linguagem
focalizando os processos mentais já havia sido evidenciada por Ferdinand de
Saussure (1857 - 1913) no livro Curso de linguísta geral (1916). A ideia só
ganhou destaque anos mais tarde, com N. Chomsky. Saussure considerava a língua
um sistema de signos, uma entidade bifacial que compreendia um significante e
um significado definidos em termos psicológicos. Ferdinand de Saussure 1857 -
191343. SIGNIFICADO, SIGNIFICANTE = SIGNO O signo
linguístico é uma realidade percebida pelos sentidos humanos, que se refere a
uma realidade que não está presente. Este sinal é composto de um significante,
significado e referente, entre as quais existe uma relação inseparável.44. • Langue: é o sistema de uma língua, a língua
como sistema de formas.Social. • Parole: é a fala real, os atos de
fala.Individual.45. O SIGNO o signo é uma unidade psíquica,
abstrata e com duas faces: o significado (conceito) e o significante (imagem
acústica (memória do som na mente do falante). Estes dois elementos, o
significante e o significado, estão intimamente unidos e são regidos por dois
princípios: a linearidade e a arbitrariedade. A linearidade significa que o
discurso se organiza em linha reta, respeitando uma ordem, pois não há como se
pronunciar dois sons ao mesmo tempo. A arbitrariedade diz respeito à conexão de
uma idéia a um nome.46. A ARBITRARIEDADE DO SIGNO Assim, a idéia de
mar não está ligada por relação alguma interior à seqüência de sons m-a-r que
lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra
sequência, não importa qual; como prova, temos a existência de línguas
diferentes. (...) o princípio da arbitrariedade do signo não é contestado por
ninguém; às vezes, porém, é mais fácil descobrir uma verdade do que assinalar o
lugar que lhe cabe (SAUSUSURE, 1972,pp. 81-82):47. Princípios do signo 1. A natureza arbitrária
do signo: não há nenhum elo entre o significado e o significante. Cão Cachorro
Crio Cora coa crio bopo lobo48. Exceções As onomatopéias Bang, clap, miar,
buaá, psiu, cof, ziguezague, chiar, bum etc.49. OUTRAS IMPORTANTES OPOSIÇÕES DA LINGUAGEM
Sincronia – funcionamento da língua em um dado período do tempo. Diacronia –
estudo histórico, através do tempo. Sintagma – combinação de formas mínimas
numa unidade lingüística superior, que surge a partir da linearidade do signo.
Paradigma - banco de reservas da língua fazendo com que suas unidades se
oponham, pois uma exclui a outra50. • a linguagem não é uma nomenclatura,
conceitos não são preexistentes, conceitos mutáveis e contingentes variam de um
estado de uma língua outra. seus mas que para • como a relação entre
significante e significado é arbitrária, não há nenhuma razão para um conceito,
em vez de outro, ser ligado a determinado significante. • o significado
associado a um significante pode tomar qualquer forma.51. • Relações associativas: Paradigmáticas •
Relações seqüenciais: Sintagmáticas. Substituição: paradigma Combinação:
sintagma52. Linguagem como interação Jean Piaget 1896
-1980.53. Toria da Genética Epistemologia Para Piaget
a linguagem não tem somente a finalidade de expressar ideias e palavras ou de
comunicar o pensamento. A linguagem nasce do ato de falar sozinho, do monólogo.
Tal ação prepara a criança para a linguagem social, o que ele considerada
artificial.54. Períodos de desenvolvimento linguístico 0 -2
anos- a ausência da função semiótica é a principal característica deste
período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações
(motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. Linguagem vai da ecolalia
(repetição de sílabas) à palavrafrase ("água" para dizer que quer
beber água); possui representação mental do objeto; conduta social é de
isolamento e indiferenciação (o mundo é ele).55. Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos.
surge a função semiótica que permite o aparecimento da linguagem, do desenho,
da imitação, da dramatização. Cria imagens mentais na ausência do objeto ou da
ação, é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico. É o período
do animismo: "o carro do papai foi dormir na garagem”. Linguagem em nível
de monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo tempo sem que respondam as
argumentações dos outros. Duas crianças “conversando” dizem frases que não têm
relação com a frase que o outro está dizendo. Sua socialização é vivida de
forma isolada, mas dentro do coletivo. Não há liderança e os pares são
constantemente trocados.56. Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos
Desejo de explicação dos fenômenos (idade dos porquês). A criança pergunta o
tempo todo. Distingue a fantasia do real; pensamento continua centrado no seu
ponto de vista. Incapaz de manter conversação longa, mas já é capaz de adaptar
sua resposta às palavras do companheiro.57. Período Operatório Concreto dos 7 anos aos
11 anos Tende a se organizar em grupo, compreende regras, estabelece
compromissos. A conversação torna-se possível (já é uma linguagem socializada),
sem que no entanto possam discutir diferentes pontos de vista para que cheguem
a uma conclusão comum.58. Período Operatório Abstrato - dos 11 anos em
diante. Ápice do desenvolvimento da inteligência. Nível de pensamento
hipotético-dedutivo (lógicomatemático); o indivíduo está apto para calcular
probabilidades, libertando-se do concreto em proveito de interesses futuros: a
“abertura para todos os possíveis”. A partir desta estrutura de pensamento é
possível a dialética, que permite que a linguagem se dê a nível de discussão
para se chegar a uma conclusão.59. Piaget dividiu a linguagem em dois grandes
grupos: a egocêntrica a socializada.60. A linguagem egocêntrica dividida-se em três:
üA repetição (ecolalia) – repetição de
silabas ou palavras, não direcionadas a ninguém, restos do balbucio dos bebes. üO monólogo – a criança fala em voz alta para
si. üO monólogo a dois ou coletivo – conversa de
duas/ou mais crianças sem preocupação de serem respondidas ou compreendidas61. A linguagem socializada divide-se em cinco
categorias: üA informação adaptada – crianças trocam
pensamentos com as outras, em busca de objetivo comum, ou seja, preocupa-se com
o ponto de vistas do interlocutor. üA crítica/zombaria – trata-se da ação de uma criança sobre a outra num
contexto de discussões, brigas, ou rivalidades. üAs ordens, súplicas e ameaças – são tais
ações de uma criança sobre a outra. üAs perguntas – perguntas que uma criança faz a outra. üAs respostas – respostas dadas às perguntas.62. Piaget conclui : §A criança é mais egocêntrica do que o adulto,
fala muito sem se dirigir a ninguém; indica uma maior necessidade de comunicar
seu pensamento. §O adulto
consegue ficar mais concentrado sem quebrar o silêncio. tempo §Antes dos 7ou 8 anos a criança não possui
vida social. Essa afirmação tem sido criticada há muito tempo por outros
pesquisadores: L. S.Vigotsky, por exemplo.63. Lev Semenovitch Vygotsky 1896 193464. Vigotsky üA linguagem é social üestreita relação entre pensamento e
linguagem A aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social -
que possui a função de denominar e comunicar, sendo a primeira linguagem que
surge; depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente
ligada ao pensamento.65. A linguagem egocêntrica progride da fala
social para a fala interna, ou seja, para o processamento de perguntas e
respostas dentro de nós mesmos – o que estaria bem próximo ao pensamento,
representado a transição da função comunicativa para a função intelectual.66. A fala egocêntrica constitui uma linguagem
para a pessoa mesma, e não uma linguagem social, com funções de comunicação e
interação. Esse “falar sozinho” é essencial porque ajuda a organizar melhor as
idéias e planejar melhor as ações.67. Discurso interior e pensamento É quando as
palavras passam a ser pensadas, sem que necessariamente sejam faladas. É um
pensamento em palavras. Já o pensamento é um plano mais profundo do discurso
interior, que tem por função criar conexões e resolver problemas, o que não é,
necessariamente, feito em palavras.68. o pensamento não se reflete na palavra;
realizase nela, na medida em que é a linguagem que permite a transmissão do
pensamento de uma pessoa para outra (Vygotsky, 1998). A relação entre o
pensamento e a fala passa por várias mudanças ao longo do desenvolvimento.
Apesar de terem origem e se desenvolverem independentes, em determinado momento
o pensamento e a linguagem se encontram e dão origem ao funcionamento
psicológico complexo. A conquista da linguagem representa um marco no
desenvolvimento humano.69. O pensamento não é o último plano analisável
da linguagem. Podemos encontrar um último plano interior: a motivação do
pensamento, a esfera motivacional de nossa consciência, que abrange nossas
inclinações e necessidades, nossos interesses e impulsos, nossos afetos e
emoções. Tudo isso vai refletir imensamente na nossa fala e no pensamento
(Vygotsky 1998).70. Linguagem e Psicanálise O inconsciente é
estruturado como uma linguagem. Jacques Lacan A linguagem humana e o termo
entre o eu e o outro. Entre o sujeito que fala e seu ouvinte existe um anteparo
, uma proteção, uma espécie de muralha que se ergue, mesmo quando há silencio.
Entre dois seres humanos existe sempre a muralha da linguagem (LONGO, 2006, p.771. Lacan, ao fazer uma releitura da obra de
Freud, concebe um inconsciente estruturado pela linguagem e propõe uma
supremacia do significante sobre o significado.72. Metáfora & Metonímia Lacan, ao conceber
um inconsciente estruturado pela linguagem, propõe duas leis de funcionamento
para este: a metáfora e a metonímia. A metáfora seria o equivalente a
condensação freudiana, e a metonímia, ao deslocamento.73. A formação de uma metáfora consiste na
superposição de um significante por outro, tendo em vista algum tipo de ligação
entre o que os dois termos designam Amor é fogo que arde sem se ver Luís de
Camões74. A metonímia é uma figura de linguagem que
consiste na substituição de um termo por outro, com o qual possua algum tipo de
ligação. Me dá uma Brahma gelada!75. A aproximação da psicanálise com a
linguística parece ficar cada vez mais clara na medida em que percebemos na
linguagem a possibilidade de jogar com a palavra, onde o inconsciente fala o
tempo todo e o discurso é sempre o discurso do outro.76. PROBLEMAS DE LINGUAGEM: Transtornos graves
Autismos e psicoses Mutismo seletivo Ausência total e persistente em
determinadas circunstâncias ou com determinadas pessoas Disfemia Gagueira,
alteração da fluidez da fala: ritmo e melodia do discurso Dislalia Transtorno
na articulação dos sons Disglosias Alterações anatômicas ou fisiológicas dos
órgãos articulatórios Atrasos da fala Problemáticas mais globais no sistema
fonológico Disfasia Afasia congênita ou do desenvolvimento.77. DSM IV: Transtorno da linguagem expressiva
Vocabulário limitado, erros nos tempos verbais, dificuldade na memorização das
palavras, dificuldade na produção de frases de extensão ou complexidades
próprias do nível evolutivo do sujeito. Transtorno misto da linguagem
receptivaexpressiva Compreender tipos particulares de palavras ou frases
Transtorno fonológico Dificuldade de articulação de alguns sons Gagueira
Alteração na fluidez Transtornos da comunicação não específicos Transtornos de
voz78. ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL:
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