CENTRO DE ESTUDO TEOLÓGICO BATISTA NACIONAL
O Órgão Teológico da CBN-BA em Salvador.
Intellectus et
Spiritualitas
Registro N0 17.140 CNPJ. N0
04.906.986-0001-14
DIRETOR : PR. WILTON LIMA
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CBN-BA
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INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA
Professor : Ezequias Conrado
ALUNO: José
Robério Oliveira Da silva
Salvador
–Ba
2015
QUESTÕES:
1-Fale sobre a história da psicologia
moderna, abordando os seus principais ícones.
"A psicologia possui
um longo passado, mas uma história curta". Com essa frase descreveu um dos primeiros psicólogos
experimentais, a situação da psicologia - tanto em quando ele a escreveu, como hoje:
desde a Antiguidade pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e
culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana - a percepção, a
consciência, a loucura. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte
de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras
raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da no final do
O primeiro laboratório
psicológico foi fundado pelo alemão em tendo
publicado seu livro "Principles of Physiological Psychology" em na Seu
interesse se havia transferido do funcionamento do corpo humano para os
processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais
mais simples. O seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos. Alunos
de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares
pela Europa e os Estados Unidos.
foi um importante divulgador do trabalho de Wundt nos Mas uma outra perspectiva se
delineava: o médico e filósofo americano propôs
em seu livro "The Principles of Psychology (1890)" - para muitos a obra mais
significativa da literatura psicológica - uma nova abordagem mais centrada na
função da mente humana do que na sua estrutura. Nessa época era a psicologia já
uma ciência estabelecida e até 1900 já contava com mais de 40 laboratórios na
América do Norte.
Primeiras abordagens da psicologia: Essas
abordagens são: o Funcionalismo,o Estruturalismo e o Associacionismo.
O Funcionalismo
O Funcionalismo, de William James (1842-1910) se preocupa
em responder ” o que fazem os homens” e “ por que o fazem”. Para responder a
isto elege-se a consciência como o centro de suas preocupações e busca a
compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para
adaptar-se ao meio.
O Estruturalismo
O Estruturalismo, de Edward Titchner (1867-1927) está
preocupado com a compreensão do mesmo fenômeno que o Funcionalismo, porém irá
estuda-la em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da
consciência como estruturas do sistema nervoso central.
O Associacionismo
O termo associacionismo, de Edward L. Thorndike
(1874-1949) origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo
de associação das idéias das mais simples as mais complexas. Assim formulou-se
a Lei do Efeito, onde todo comportamento de um organismo tende a se repetir se
nós recompensarmos o organismo assim que este emitir o comportamento. Por outro
lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado
após sua ocorrência.
2-O que você entende por subjetividade, desenvolva seu
raciocínio sobre esse tema.
A subjetividade é tudo
aquilo que somos que pensamos que sentimos e formamos em nosso ser, também é a
maneira que lidamos com todos os tipos de situações no nosso dia a dia sendo
que cada pessoa se comporta diferente do outro estando ambos na mesma situação.
Portanto nossas opiniões são divergentes e diferentes pois, podemos
dizer que a subjetividade não só é fabricada, produzida, moldada, mas também é
automoldável, ou seja, o homem pode promover novas formas de subjetividade,
recusando-se ao assujeitamento e à perda de memória imposta pela fugacidade
da informação; recusando
a massificação que exclui e estigmatiza o diferente, a aceitação social
condicionada ao consumo, a medicalização do sofrimento. Nesse sentido,retomamos
a utopia que cada homem pode participar na construção do seu destino e de sua
coletividade.
3-Fale sobre cada uma das principais abordagens ou tendências teóricas do século XX.
A Psicologia científica, que se constituiu
de três escolas Associacionismo, Estruturalismo e Funcionalismo , foi
substituída, no século 20, por novas teorias.
As três mais
importantes tendências teóricas da Psicologia neste século são consideradas por
inúmeros autores como sendo o
Behaviorismo ou Teoria (S-R) (do
inglês Stimuli-Respond — Estímulo-
Resposta), a Gestalt
e a Psicanálise.
O Behaviorismo, que nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande
nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas,tornou-se importante
por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de
comportamento (behavior).
A Gestalt, que tem seu berço
na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos
humanos, realizada pelas tendências da Psicologia científica do século 19,
postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. A
Gestalt é a
tendência teórica mais ligada à Filosofia.
A Psicanálise, que nasce com
Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a
importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo,
quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.Nos
próximos três capítulos,desenvolveremos cada uma dessas principais
tendências teóricas, a partir da apresentação de alguns de seus conceitos
básicos. Em um quarto capítulo, apresentaremos a
Psicologia Sócio-Histórica como uma das vertentes teóricas em construção
na Psicologia atual.
4-Pesquise sobre os PROCESSOS PSICOLÓGICOS
BÁSICOS DO COMPORTAMENTE, e fale de pelo menos três deles
O COMPORTAMENTO
RESPONDENTE
O comportamento reflexo
ou respondente é o que usualmente chamamos
de “não-voluntário” e
inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos
antecedentes do ambiente.
Como exemplo,podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide
sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta
da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as
famosas “lágrimas de
cebola” etc. Esses comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta
(ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos
eventos ambientais
confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de
“aprendizagem”. Mas interações desse tipo também podem ser provocadas por
estímulos que, originalmente,não eliciavam respostas em determinado organismo.
Quando tais estímulos são temporalmente pareados com estímulos eliciadores podem,
em certas condições, eliciar respostas semelhantes às destes. A essas novas
interações chamamos também de reflexos,
que agora são condicionados devido a uma história de pareamento, o qual levou o
organismo a responder a estímulos que antes não respondia. Para deixar
isso mais claro, vamos a
um exemplo: suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada
numa vasilha de água gelada. A temperatura da mão cairá rapidamente devido ao
encolhimento ou constrição dos vasos sanguíneos caracterizando o comportamento como
respondente. Esse comportamento será acompanhado de uma
modificação
semelhante, e mais facilmente mensurável, na mão esquerda, onde a constrição
vascular também será induzida. Suponha,agora, que a sua mão direita seja mergulhada
na água gelada um certo número de vezes, em intervalos de três ou quatro
minutos, e que você ouça uma campainha pouco antes de cada imersão. Lá pelo
vigésimo
pareamento do
som da campainha com a água fria, a mudança de temperatura nas mãos poderá ser
eliciada apenas pelo som, isto é, sem necessidade de imergir uma das mãos.
CONTROLE DE ESTÍMULOS
Tem sido polêmica a discussão sobre a natureza ou a extensão do controle
que o ambiente exerce sobre nós, mas não há como negar que há algum controle.
Assumir a existência desse controle e estudá-lapermite maior entendimento dos
meios pelos quais os estímulos agem.Assim, quando a freqüência ou a formada
resposta é diferentes ou estímulos diferentes, diz-se que o comportamento estás
sob o controle de estímulos. Se o motorista pára ou acelera o ônibus no cruzamento
de ruas onde há semáforo que ora
está verde, ora vermelho, sabemos que o comportamento de dirigir
está sob o controle de estímulos.Dois importantes processos devem ser
apresentados:discriminação e generalização.
PUNIÇÃO
A
punição é outro procedimento importante que envolve a conseqüenciação de
uma resposta quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um
reforçador positivo presente.Os dados de pesquisas mostram que a supressão do
comportamento punido só é
definitiva se a punição for extremamente intensa, isto porque as razões que
levaram à ação que se pune não são alteradas cora a punição.Punir ações
leva à supressão temporária da resposta sem,contudo, alterar a motivação. Por
causa de resultados como estes, os behavioristas têm debatido a validade
do procedimento da punição como forma de reduzir a freqüência de certas
respostas. As práticas punitivas correntes na Educação foram questionadas pelo
Behaviorismo obrigava-se o aluno a
ajoelhar-se no milho, a fazer inúmeras cópias de um mesmo texto, a receber
“reguadas”, a ficar isolado etc. Os behavioristas, respaldados por crítica
feita por Skinner e outros autores, propuseram a substituição
definitiva das práticas
punitivas por procedimentos de instalação de comportamentos desejáveis. Esse
princípio pode ser aplicado no cotidiano e em todos os espaços em que se
trabalhe para instalar comportamentos desejados. O trânsito é um excelente
exemplo. Apesar das punições aplicadas a motoristas e pedestres na maior parte
das infrações cometidas no trânsito, tais punições não os têm motivado a adotar
um comportamento considerado adequado para o trânsito. Em vez de adotarem novos
comportamentos, tornaram-se especialistas na esquiva e na fuga.
Fontes de pesquisas: Livro em pdf, Ana mercês Bahia bock e Sait
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