ATIVIDADES
sexta-feira, 13 de junho de 2014
O PROFESSOR NO ALUNO
Concepções alternativas de au
la de educação física aulas orientadas
NO PROFESSOR NO ALUNO
1. Nas aulas orientadas no professor, ele é o
centro da configuração da aula, com o
monopólio sobre o planejamento e a decisão.
Ele decide em definitivo o que se faz, como se
faz e como se avalia. Nas aulas orientadas no aluno, o professor
abandona se
u monopólio sobre o planejamento
e a decisão e oferece aos alunos espaços
substanciais de ação e de decisão. Nas aulas,
os alunos podem apresentar sua imagens,
idéias e interesses, com respeito ao
movimento, jogos e esporte, para participar na
decisão sobre planejamento e realização da
aula.
NO PRODUTO NO PROCESSO
2. A aula orientada no produto é dirigida para
um melhoramento do movimento técnico, das
capacidades táticas e do nível da capacidade
específicoesportívo. Por exemplo, uma aula
com o tema "pique na barra" procura melhorar
a rapidez e a elasticidade. A aula é
interessante para o prof
essor, que só espera
alcançar mais rapidamente possível e sem
muitas dificuldades o objetivo do movimento
técnico. Na aula orientada no processo, o andamento da
aula e as ações de
senvolvidas é que estão no
centro do interesse didático e, com isso, o
modo pelo qual os alunos têm relação conjunta
e relação com a matéria esporte. Tratase das
diversas maneiras para aprender e fazer
esporte, das possibilid
ades diversas para
resolver problemas motores e sociais dos
alunos e do professor e, com isso, da ação
autônoma e social dos alunos.
NAS METAS DEFINIDAS NOS PROBLEMAS
3. A aula orientada nas metas definidas é
construída para conseguir objetivos de
aprendizagem bem definidos, que são
formulados como atitudes motoras que os
alunos devem realizar. Por exemplo, quando o
aluno deve acertar a bola de futebol no meio do
peito do pé direito e, ao mesmo tempo, a perna
de apoio deverá estar ao lado da bola. Fixará a
articulação do pé e avançará meio corpo por
sobre a bola. Para alcançar a meta, os
caminhos da aprendizagem já são
especificados e as formas de organização da
aula também. O professor só deverá realizála.
No final da aula há uma avaliação da
aprendizagem, na qual o sucesso da aula é
julgado. A aula orientada nos problemas tem origem
numa situa
ç
ão problemática. Por exemplo, criar
um jogo com uma situação apresentada pelos
alunos na aula ou com um problema resultante
da própria aula. O importante é que as soluções
não são fixadas anteriormente. Os alunos
devem criar, experimentar e avaliar
conjuntamente e com a ajuda do professor as
várias possibilidades de solução.
NA INTENÇÃO RACIONALISTA NA COMUNICAÇÃO
4. A aula orientada na intenção racionalista é
determinada pelo planejamento, organização e
orientação rigorosa das ações. Estas têm um
objetivo definido, tanto no âmbito motor quando
tático e físico. Todas as ações do professor
servem para dirigir e alcançar o objetivo da
aula rapidamente e sem problemas. A aula orientada na ação comunicativa tem um
interesse di
dático na comunicação entre os
alunos e o professor, sobre o sentido do
esporte, e, ao mesmo tempo, sobre os
objetivos, conteúdos e formas da aula. O mais
importante com isso é a interação de alunos e
professor. Nesta aula, o professor renuncia o
monopólio do planejamento e será apenas um
orientador do aluno. Com isso, os alunos
podem integrar suas ideias, necessidades e
impressões na aula e discutilas com o
professor.
Com essas concepções, tentase esboçar uma abundância desconcertante dos vários tipos
de aula, que têm entrecruzamento e
semelhanças. Para resumir e ordenar esta abundância dos vários tipos das concepções de aulas de Educação Física, diferenciamos dois tipos:
a) a concepção de aulas fechadas; e
b) a concepção de aulas abertas.
Sob a concepção de aulas fechadas podemos resumir as concepções de aulas orientadas: no prof
essor, no produto; nas metas definidas e na intenção racionalista. Definimos uma aula co
mo determinada e fechada, quando os conteúdos são definidos sistematicam
ente e se orientam em formas de comportamentos estáveis e com qualific
ações previamente definidas e quando o ensino é entendido só como instruç
ão ou ensino formal. Sob a concepção de aulas abertas, podemos resumir as concepç
ões de aulas orient
adas: no aluno, no processo, na problematizaç
ão e na comunicação. Defi
nimos como aula aberta aquela em que o professor admite que os
educandos são pessoas que sabem atuar juntas, que devem entender-se c
onjuntamente quanto ao s
entido das suas ações. Isto significa que os alunos pode
m apresentar suas opiniões e realizar suas experiências, que resultam das suas
histórias individuais da vida cotidiana. Por isso, os temas das aulas devem se
r ambíguos e complexos, abertos aos interesses e às experiências que os alunos
adquiriram nas suas histórias de vida.
Sob o ponto de vista crítico
de educação voltada para o desenvolvimento da capacidade de ação,
a aula de Educação Física deve configurarse como um sistema de ação
aberto. Nesse tipo
de aula é importante que os professores e os alunos
se ent
endam sobre o senti
do das ações e, ao mesmo tempo, sobre os objetivos, cont
eúdos e métodos da aula e do esporte.
Nesse momento, quando nossas aulas
de Educação Física consideram os desejos e interesses de nosso
s alunos e estes tem chances de intervir no seu mundo, as aulas de Educação Física tor
nam-se mais pessoais e com isso mais humanas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deus abençoe!!!!