sexta-feira, 13 de junho de 2014

O PROFESSOR NO ALUNO

Concepções alternativas de au la de educação física aulas orientadas
NO PROFESSOR NO ALUNO 1. Nas aulas orientadas no professor, ele é o  centro da configuração da aula, com o  monopólio sobre o planejamento e a decisão.  Ele decide em definitivo o que se faz, como se faz e como se avalia. Nas aulas orientadas no aluno, o professor abandona se u monopólio sobre o planejamento  e a decisão e oferece aos alunos espaços  substanciais de ação e de decisão. Nas aulas,  os alunos podem apresentar sua imagens, idéias e interesses, com respeito ao  movimento, jogos e esporte, para participar na decisão sobre planejamento e realização da  aula. NO PRODUTO NO PROCESSO 2. A aula orientada no produto é dirigida para  um melhoramento do movimento técnico, das  capacidades táticas e do nível da capacidade  específico­esportívo. Por exemplo, uma aula  com o tema "pique na barra" procura melhorar a rapidez e a elasticidade. A aula é  interessante para o prof essor, que só espera  alcançar mais rapidamente possível e sem  muitas dificuldades o objetivo do movimento técnico. Na aula orientada no processo, o andamento da aula e as ações de senvolvidas é que estão no  centro do interesse didático e, com isso, o  modo pelo qual os alunos têm relação conjunta  e relação com a matéria esporte. Trata­se das  diversas maneiras para aprender e fazer esporte, das possibilid ades diversas para resolver problemas motores e sociais dos alunos e do professor e, com isso, da ação  autônoma e social dos alunos.  NAS METAS DEFINIDAS NOS PROBLEMAS 3. A aula orientada nas metas definidas é  construída para conseguir objetivos de  aprendizagem bem definidos, que são  formulados como atitudes motoras que os alunos devem realizar. Por exemplo, quando o aluno deve acertar a bola de futebol no meio do peito do pé direito e, ao mesmo tempo, a perna  de apoio deverá estar ao lado da bola. Fixará a  articulação do pé e avançará meio corpo por  sobre a bola. Para alcançar a meta, os  caminhos da aprendizagem já são  especificados e as formas de organização da  aula também. O professor só deverá realizá­la.  No final da aula há uma avaliação da  aprendizagem, na qual o sucesso da aula é  julgado. A aula orientada nos problemas tem origem numa situa ç ão problemática. Por exemplo, criar  um jogo com uma situação apresentada pelos  alunos na aula ou com um problema resultante da própria aula. O importante é que as soluções  não são fixadas anteriormente. Os alunos  devem criar, experimentar e avaliar conjuntamente e com a ajuda do professor as várias possibilidades de solução.  NA INTENÇÃO RACIONALISTA NA COMUNICAÇÃO  4. A aula orientada na intenção racionalista é  determinada pelo planejamento, organização e  orientação rigorosa das ações. Estas têm um  objetivo definido, tanto no âmbito motor quando  tático e físico. Todas as ações do professor  servem para dirigir e alcançar o objetivo da  aula rapidamente e sem problemas. A aula orientada na ação comunicativa tem um  interesse di dático na comunicação entre os  alunos e o professor, sobre o sentido do esporte, e, ao mesmo tempo, sobre os objetivos, conteúdos e formas da aula. O mais  importante com isso é a interação de alunos e  professor. Nesta aula, o professor renuncia o monopólio do planejamento e será apenas um  orientador do aluno. Com isso, os alunos podem integrar suas ideias, necessidades e impressões na aula e discuti­las com o  professor.  Com essas concepções, tenta­se esboçar uma abundância desconcertante dos vários tipos  de aula, que têm entrecruzamento e semelhanças. Para resumir e ordenar esta abundância dos vários tipos das concepções de aulas de Educação Física, diferenciamos dois tipos:  a) a concepção de aulas fechadas; e  b) a concepção de aulas abertas.   Sob a concepção de aulas fechadas podemos resumir as concepções de aulas orientadas: no prof essor, no produto; nas metas definidas e na intenção racionalista. Definimos uma aula co mo determinada e fechada, quando os conteúdos são definidos sistematicam ente e se orientam em formas de comportamentos estáveis e com qualific ações previamente definidas e quando o ensino é entendido só como instruç ão ou ensino formal. Sob a concepção de aulas abertas, podemos resumir as concepç ões de aulas orient adas: no aluno, no processo, na problematizaç ão e na comunicação. Defi nimos como aula aberta aquela em que o professor admite que os  educandos são pessoas que sabem atuar juntas, que devem entender-se c onjuntamente quanto ao s entido das suas ações. Isto significa que os alunos pode m apresentar suas opiniões e realizar suas experiências, que resultam das suas  histórias individuais da vida cotidiana. Por isso, os temas das aulas devem se r ambíguos e complexos, abertos aos interesses e às experiências que os alunos  adquiriram nas suas histórias de vida.   Sob o ponto de vista crítico  de educação voltada para o desenvolvimento da capacidade de ação,  a aula de Educação Física deve configurar­se como um sistema de ação  aberto. Nesse tipo de aula é importante que os professores e os alunos se ent endam sobre o senti do das ações e, ao mesmo tempo, sobre os objetivos, cont eúdos e métodos da aula e do esporte.  Nesse momento, quando nossas aulas de Educação Física consideram os desejos e interesses de nosso s alunos e estes tem chances de intervir no seu mundo, as aulas de Educação Física tor nam-se mais pessoais e com isso mais humanas.

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