ATIVIDADES
sexta-feira, 13 de junho de 2014
CURSO ATIVIDADE FÍSICA
CURSO:ATIVIDADE FÍSICA
ALUNO:JOSÉ ROBÉRIO OLIVEIRA DA SILVA
SAÚDE - DEFINIÇÃO
1 - A DEFINIÇÃO DE SAÚDE POSSUI IMPLICAÇÕES LEGAIS, SOCIAIS E ECONÔMICAS DOS ESTADOS DE SAÚDE E DOENÇA; SEM DÚVIDA, A DEFINIÇÃO MAIS DIFUNDIDA É A ENCONTRADA NO PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE: SAÚDE É UM ESTADO DE COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL, E NÃO APENAS A AUSÊNCIA DE DOENÇA.
2 - A PERCEPÇÃO DE SAÚDE VARIA MUITO ENTRE AS DIFERENTES CULTURAS, ASSIM QUANTO AS CRENÇAS SOBRE O QUE TRAZ OU RETIRA A SAÚDE.
DEFINIÇÃO DE ENGENHARIA SANITÁRIA
3 - A OMS DEFINE AINDA A ENGENHARIA SANITÁRIA COMO SENDO UM CONJUNTO DE TECNOLOGIAS QUE PROMOVEM O BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL.
4 - SABE-SE QUE SEM O SANEAMENTO BÁSICO (SISTEMAS DE ÁGUA, DE ESGOTOS SANITÁRIOS E DE LIMPEZA URBANA) A SAÚDE PÚBLICA FICA COMPLETAMENTE PREJUDICADA.
5 - A OMS RECONHECE AINDA QUE A CADA UNIDADE MONETÁRIA (DÓLAR, EURO, CRUZADO, ETC.) DISPENDIDA EM SANEAMENTO ECONOMIZA-SE CERCA DE QUATRO A CINCO UNIDADES EM SISTEMAS DE SAÚDE (POSTOS, HOSPITAIS, TRATAMENTOS,ETC.) E QUE CERCA DE 80% DAS DOENÇAS MUNDIAIS SÃO CAUSADAS POR FALTA DE ÁGUA POTÁVEL SUFICIENTE PARA ATENDER AS POPULAÇÕES.
MEDICINA
6 - A MEDICINA É UMA DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO HUMANO LIGADA À MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DA SAÚDE. ELA TRABALHA, NUM SENTIDO AMPLO, COM A PREVENÇÃO E CURA DAS DOENÇAS HUMANAS NUM CONTEXTO MÉDICO. É A ÁREA DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO EM UMA FACULDADE DE MEDICINA.
7 - SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, SAÚDE NÃO É APENAS A AUSÊNCIA DE DOENÇA. CONSISTE NO COMPLETO BEM ESTAR FISICO, MENTAL, PSICOLÓGICO E SOCIAL DO INDIVÍDUO.
8 - É UM ESTADO CUMULATIVO, QUE DEVE SER PROMOVIDO DURANTE TODA A VIDA, DE MANEIRA A ASSEGURAR-SE DE QUE SEUS BENEFÍCIOS SEJAM INTEGRALMENTE DESFRUTADOS EM DIAS POSTERIORES.
9 - NESSE CONTEXTO, DIRETRIZES DE ORGANIZAÇÕES SUPRA-NACIONAIS COMPOSTAS POR EMINENTES INTELECTUAIS DO GLOBO RELACIONADOS À ÁREA DE SAÚDE ESTABELECERAM UM NOVO PARADIGMA DE ABORDAGEM EM MEDICINA.
10 - MEDICINA, DERIVADA DO LATIM ARS MEDICINA, SIGNIFICA A ARTE DA CURA.
11 - O CONCEITO DE MEDICINA TRADICIONAL SE REFERE A PRÁTICAS, ABORDAGENS E CONHECIMENTOS, --- INCORPORANDO CONCEITOS MATERIAIS E ESPIRITUAIS ---, TÉCNICAS MANUAIS E EXERCÍCIOS, APLICADOS INDIVIDUALMENTE OU COMBINADOS, A INDIVÍDUOS OU A COLETIVIDADES, DE MANEIRA A TRATAR, DIAGNOSTICAR E PREVENIR DOENÇAS, OU VISANDO A MANTER O BEM-ESTAR
12 - A ATUAL PRÁTICA DA MEDICINA UTILIZA EM SEU FAVOR CONHECIMENTOS OBTIDOS POR DIVERSAS CIÊNCIAS (UMA VEZ QUE ELA PRÓPRIA NÃO É UMA CIÊNCIA), POR EXEMPLO, BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA, ANTROPOLOGIA, EPIDEMIOLGIA. TRATA-SE, NA VERDADE, DE UMA RAMIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS RELACIONADAS À SAÚDE.
13 - EM UM CONCEITO ESTRITO, A MEDICINA BUSCA A SAÚDE HUMANA POR MEIO DE ESTUDOS, DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTOS, E NO CONCEITO MAIS AMPLO, ALIVIAR O SOFRIMENTO HUMANO E MANTER O SEU BEM-ESTAR GLOBAL.
14 - DE MODO GERAL, A MEDICINA ENGLOBA OS CAMPOS DE CLÍNICA MÉDICA, CIRURGIA, PEDIATRIA, TOCOGINECOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA.
EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO
15 - EDUCAÇÃO FÍSICA É UM TERMO USADO PARA DESIGNAR TANTO O CONJUNTO DE ATIVIDADES FÍSICAS NÃO-COMPETITIVAS E ESPORTES COM FINS RECREATIVOS QUANTO A CIÊNCIA QUE FUNDAMENTA A CORRETA PRÁTICA DESTAS ATIVIDADES, RESULTADO DE UMA SÉRIE DE PESQUISAS E PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS.
16 - A GRANDE DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO É QUE ENQUANTO A PRIMEIRA DIZ RESPEITO A UMA DISCIPLINA ESCOLAR E A UM CAMPO ACADÊMICO DESPORTO REFERE-SE AS DIVERSAS MODALIDADES OLÍMPICAS.
17 - ESTA DIFERENÇA É MUITO IMPORTANTE POIS EXISTE MUITAS PESSOAS QUE CONSIDERAM ESTAS DUAS PALAVRAS SINONIMAS.
EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADE FÍSICA
18 - A DIFERENÇA ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ATIVIDADE FÍSICA É QUE A ATIVIDADE FÍSICA É QUALQUER MOVIMENTO DO CORPO, PRODUZIDO PELO MÚSCULO ESQUELÉTICO QUE RESULTA EM UM AUMENTO DO GASTO ENERGÉTICO.
19 - ATIVIDADE FÍSICA SE REFERE AO GASTO CALÓRICO PROMOVIDO POR UMA AÇÃO SUPERIOR FÍSICO, COMO UM DESLOCAMENTO, UM MOVIMENTO FÍSICO QUALQUER. É UM CONCEITO CARTESIANO E LINEAR QUE APARTA E FRAGMENTA A MOTRICIDADE HUMANA EM MERO MOVIMENTO.
20 - JÁ A EDUCAÇÃO FÍSICA É UMA AÇÃO PLANEJADA E ESTRUTURADA, QUE PODE UTILIZAR-SE DE VÁRIOS ELEMENTOS COMO O ESPORTE, A DANÇA, A LUTA, O JOGO, A BRINCADEIRA E A ATIVIDADE FÍSICA.
21 - A EDUCAÇÃO FÍSICA NASCE DA MANEIRA COMO A CONHECEMOS HOJE COM O ADVENTO DA MODERNIDADE, DA SOCIEDADE URBANA E INDUSTRIAL E A NECESSIDADE DE PREPARAR E EDUCAR OS CORPOS PARA A PRODUÇÃO NAS FÁBRICAS, PARA A APROPRIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE HÁBITOS HIGIÊNICOS E DE COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS. TAMBÉM PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES SANITÁRIAS.
FORMAÇÃO
22 - O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSITA DE UM CURSO SUPERIOR, DURANTE O QUAL ESTUDARÁ OS ASPECTOS FISIOLÓGICOS, BIOQUÍMICOS, GENÉTICOS, ANTROPOMÉTRICOS E NEUROMOTORES DAS ATIVIDADES FÍSICAS COMO TAMBÉM SUAS DIMENSÕES SOCIAIS E PSICOMOTORAS.
23 - DEVE SER CAPAZ DE ORIENTAR JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS CORRETAMENTE, CUIDANDO DA POSTURA CORRETA DOS PARTICIPANTES, DO RESPEITO ÀS NORMAS DO JOGO/ATIVIDADE, DE ASSEGURAR O INTERESSE DE TODOS E DO APROVEITAMENTO FÍSICO POR PARTE DOS JOGADORES/PARTICIPANTES.
FORMAÇÃO NO BRASIL
24 - EM PRINCÍPIO OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA TINHAM ORIGEM MILITAR, MAS ATUALMENTE EXISTEM ESCOLAS CIVIS COM PREPARAÇÃO TÃO BOA QUANTO INSTITUTOS MILITARES.
25 - NO BRASIL, OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA TÊM NO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CONFEF), O ORGÃO PRINCIPAL DE ORGANIZAÇÃO, NORMATIZAÇÃO E APOIO DAS ATIVIDADES PERTINENTES A SUA ÁREA DE ATUAÇÃO.
26 - OS CONSELHOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CREFS) SÃO SUBDIVISÕES DO CONFEF NOS ESTADOS E TÊM A FUNÇÃO DE ORIENTAR, DISCIPLINAR E FISCALIZAR O EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES PRÓPRIAS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ATUALMENTE SÃO TREZE CREFS, ABRANGENDO TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS.
27 - UMA PESSOA COM BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA CABERÁ A ATUAÇÃO EM CLUBES, ACADEMIAS, CENTROS ESPORTIVOS, HOSPITAIS, EMPRESAS, PLANOS DE SAÚDE, PREFEITURAS, ACAMPAMENTOS, CONDOMÍNIOS E QUALQUER ESPAÇO DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS COM EXCEÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
28 - A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA É ATENDIDA POR AQUELES QUE TEM O GRAU OU TÍTULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
ATIVIDADE FÍSICA
30 - EM EDUCAÇÃO FÍSICA E NOS DESPORTOS, ACTIVIDADE FÍSICA É DEFINIDA COMO: "QUALQUER MOVIMENTO CORPORAL, PRODUZIDO PELOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS, QUE RESULTE EM GASTO ENERGÉTICO MAIOR QUE OS NÍVEIS DE REPOUSO".
31 - PODEMOS ACRESCENTAR QUE É TAMBÉM QUALQUER ESFORÇO MUSCULAR PRÉ-DETERMINADO, DESTINADO A EXECUTAR UMA TAREFA, SEJA ELA UM "PISCAR DOS OLHOS", UM DESLOCAMENTO DOS PÉS, E ATÉ UM MOVIMENTO COMPLEXO DE FINTA EM ALGUMA COMPETIÇÃO ESPORTIVA. MODERNAMENTE, O TERMO REFERE-SE EM ESPECIAL AOS EXERCÍCIOS EXECUTADOS COM O FIM DE MANTER A SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL; EM OUTRAS PALAVRAS A "BOA FORMA". (DIA 4 DE ABRIL É O DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA).
TIPOS
32 - ATIVIDADE FÍSICA REGULAR - CONTROLADA POR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESTÁ ASSOCIADA DIRETAMENTE A MELHORIAS DA SAÚDE E CONDIÇÕES FÍSICAS DOS PRATICANTES.
33 - A REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE, STRESS, UM SISTEMA IMUNOLÓGICO FORTALECIDO, TORNANDO O ORGANISMO MENOS SUJEITO A DOENÇAS COMO O CÂNCER E CAUSAR AO SEU TRATAMENTO REDUÇÃO DAS NÁUSEAS E A DOR.
34 - SENDO QUE A INATIVIDADE FÍSICA ASSOCIADA A DIETAS INADEQUADAS, AO TABAGISMO,AO USO DO ÀLCOOL E OUTRAS DROGAS SÃO DETERMINANTES NA OCORRÊNCIA E PROGRESSÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS QUE TRAZEM VÁRIOS PREJUÍZOS AO SER HUMANO, COMO, POR EXEMPLO, REDUÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA E MORTE PREMATURA NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS, PRINCIPALMENTE NOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS (PATE, 1995; ACSM, 2000).
35 - ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA - POR VEZES, TORNA-SE NECESSÁRIA AOS SUJEITOS QUE APRESENTEM ALGUMAS CONTRAINDICAÇÕES MÉDICAS OU DIFICULDADES FÍSICAS MOMENTANEAS/DEFINITIVAS, MAS TENDO EM CONTA O DIAGNÓSTICO FEITO PELOS MÉDICOS, O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA DEVERÁ SER CAPAZ DE CRIAR AO PACIENTE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA SEM PREJUDICAR A SAÚDE DO PACIENTE MELHORANDO-A, HAVENDO UMA INTERECÇÃO DE CONHECIMENTOS COM AS CIÊNCIAS MÉDICAS.
36 - ATIVIDADE FÍSICA DE RECUPERAÇÃO É USADA COMO UM MEIO DE MELHORAR AS CONDIÇÕES FÍSICAS DE UM SUJEITO MOMENTANEAMENTE DEBILITADO, SENDO TRATADA PELOS PROFISSIONAIS DA FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
CLASSIFICAÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA
TENDO EM VISTA UMA ESQUEMATIZAÇÃO, CLASSIFICAMOS AS ATIVIDADES EM:
37 - EXERCÍCIO AERÓBICO; OU
38 - EXERCÍCIO ANAERÓBICO
39 - A ATIVIDADE FÍSICA QUANDO É FEITA DE FORMA CONTINUA E PROGRAMADA RESULTA NO GANHO DE FORÇA FÍSICA. INCREMENTO DA CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIO, DA FLEXIBILIDADE ENTRE OUTROS FATORES RESPONSÁVEIS PELA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE UM INDIVÍDUO NO QUE DIZ RESPEITO A PERFORMANCE HUMANA.
40 - DESPORTO OU ESPORTE É UMA ATIVIDADE FÍSICA SUJEITA A DETERMINADOS REGULAMENTOS E QUE GERALMENTE VISA A COMPETIÇÃO ENTRE PRATICANTES.
41- PARA SER ESPORTE TEM DE HAVER ENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS, REGRAS INSTITUÍDAS POR UM CONFEDERAÇÃO REGENTE E COMPETITIVIDADE ENTRE OPOSTOS.
42 - ALGUMAS MODALIDADES ESPORTIVAS SE PRATICAM MEDIANTE VEÍCULOS OU OUTRAS MÁQUINAS QUE NÃO REQUEREM REALIZAR ESFORÇO, EM CUJO CASO É MAIS IMPORTANTE A DESTREZA E A CONCENTRAÇÃO DO QUE O EXERCÍCIO FÍSICO.
43 - IDEALMENTE O ESPORTE DIVERTE E ENTRETÉM, E CONSTITUI UMA FORMA METÓDICA E INTENSA DE UM JOGO QUE TENDE À PERFEIÇÃO E À COORDENAÇÃO DO ESFORÇO MUSCULAR TENDO EM VISTA UMA MELHORA FÍSICA E ESPIRITUAL DO SER HUMANO.
44 - AS MODALIDADES ESPORTIVAS PODEM SER COLETIVAS, DUPLAS OU INDIVIDUAIS, MAS SEMPRE COM UM ADVERSÁRIO.
45 - TAMBÉM PODEMOS DEFINIR ESPORTE COMO UM FENÔMENO SOCIOCULTURAL, QUE ENVOLVE A PRÁTICA VOLUNTÁRIA DE ATIVIDADE PREDOMINANTEMENTE FÍSICA COMPETITIVA COM FINALIDADE RECREATIVA OU PROFISSIONAL, OU PREDOMINANTEMENTE FÍSICA NÃO COMPETITIVA COM FINALIDADE DE LAZER, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E/OU APRIMORAMENTO FÍSICO, INTELECTUAL E PSÍQUICO DE SEUS PRATICANTES E ESPECTADORES.
46 - ALÉM DE SER UMA FORMA DE CRIAR UMA IDENTIDADE ESPORTIVA PARA UM INCLUSÃO SOCIAL.
47 - A ATIVIDADE ESPORTIVA PODE SER APLICADA AINDA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM ÂMBITO EDUCACIONAL, PELA APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO ESPECIALIZADO EM COMPLEMENTAÇÃO A INTERESSES VOLUNTÁRIOS DE UMA COMUNIDADE NÃO ESPECIALIZADA.
48 - O ESPORTE CONHECIDO COMO É HOJE, OU O ESPORTE MODERNO, TOMA FORMA NAS ESCOLAS DA INGLATERRA DO SÉCULO XVIII, BERÇO DO CAPITALISMO.
49 - CERCADOS PELA IDEOLOGIA CAPITALISTA, A QUAL PREGA A ORDEM, O RACIONALISMO, A COMPETIÇÃO E A INICIATIVA INDIVIDUAL, OS ALUNOS DAS ESCOLAS INGLESAS DESENVOLVEM UM NOVO FORMATO PARA OS JOGOS POPULARES DE ENTÃO, DANDO ORIGEM AO ESPORTE. SURGEM OS CAMPEONATOS ENTRE AS ESCOLAS, OS CLUBES E DEPOIS AS CONFEDERAÇÕES, INSTRUMENTOS QUE PAULATINAMENTE VÃO LEGITIMANDO A PRÁTICA ESPORTIVA.
50 - APÓS A CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO E SUA DISPERSÃO POR TODO O MUNDO, A INSTITUIÇÃO ESPORTIVA, ANTES RESTRITA AO MUNDO EUROPEU, VAI GANHANDO ESPAÇO NOS OUTROS CONTINENTES. SEGUINDO A MESMA LÓGICA DA VORACIDADE CAPITALISTA, O ESPORTE IMISCUI-SE ÀS CULTURAS E TOMA O ESPAÇO DE PRÁTICAS POPULARES, VEICULANDO A IDEOLOGIA CAPITALISTA MUNDIALMENTE.
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Deus abençoe!!!!