sexta-feira, 13 de junho de 2014

CURSO ATIVIDADE FÍSICA

CURSO:ATIVIDADE FÍSICA ALUNO:JOSÉ ROBÉRIO OLIVEIRA DA SILVA
SAÚDE - DEFINIÇÃO 1 - A DEFINIÇÃO DE SAÚDE POSSUI IMPLICAÇÕES LEGAIS, SOCIAIS E ECONÔMICAS DOS ESTADOS DE SAÚDE E DOENÇA; SEM DÚVIDA, A DEFINIÇÃO MAIS DIFUNDIDA É A ENCONTRADA NO PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE: SAÚDE É UM ESTADO DE COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL, E NÃO APENAS A AUSÊNCIA DE DOENÇA. 2 - A PERCEPÇÃO DE SAÚDE VARIA MUITO ENTRE AS DIFERENTES CULTURAS, ASSIM QUANTO AS CRENÇAS SOBRE O QUE TRAZ OU RETIRA A SAÚDE. DEFINIÇÃO DE ENGENHARIA SANITÁRIA 3 - A OMS DEFINE AINDA A ENGENHARIA SANITÁRIA COMO SENDO UM CONJUNTO DE TECNOLOGIAS QUE PROMOVEM O BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL. 4 - SABE-SE QUE SEM O SANEAMENTO BÁSICO (SISTEMAS DE ÁGUA, DE ESGOTOS SANITÁRIOS E DE LIMPEZA URBANA) A SAÚDE PÚBLICA FICA COMPLETAMENTE PREJUDICADA. 5 - A OMS RECONHECE AINDA QUE A CADA UNIDADE MONETÁRIA (DÓLAR, EURO, CRUZADO, ETC.) DISPENDIDA EM SANEAMENTO ECONOMIZA-SE CERCA DE QUATRO A CINCO UNIDADES EM SISTEMAS DE SAÚDE (POSTOS, HOSPITAIS, TRATAMENTOS,ETC.) E QUE CERCA DE 80% DAS DOENÇAS MUNDIAIS SÃO CAUSADAS POR FALTA DE ÁGUA POTÁVEL SUFICIENTE PARA ATENDER AS POPULAÇÕES. MEDICINA 6 - A MEDICINA É UMA DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO HUMANO LIGADA À MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DA SAÚDE. ELA TRABALHA, NUM SENTIDO AMPLO, COM A PREVENÇÃO E CURA DAS DOENÇAS HUMANAS NUM CONTEXTO MÉDICO. É A ÁREA DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO EM UMA FACULDADE DE MEDICINA. 7 - SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, SAÚDE NÃO É APENAS A AUSÊNCIA DE DOENÇA. CONSISTE NO COMPLETO BEM ESTAR FISICO, MENTAL, PSICOLÓGICO E SOCIAL DO INDIVÍDUO. 8 - É UM ESTADO CUMULATIVO, QUE DEVE SER PROMOVIDO DURANTE TODA A VIDA, DE MANEIRA A ASSEGURAR-SE DE QUE SEUS BENEFÍCIOS SEJAM INTEGRALMENTE DESFRUTADOS EM DIAS POSTERIORES. 9 - NESSE CONTEXTO, DIRETRIZES DE ORGANIZAÇÕES SUPRA-NACIONAIS COMPOSTAS POR EMINENTES INTELECTUAIS DO GLOBO RELACIONADOS À ÁREA DE SAÚDE ESTABELECERAM UM NOVO PARADIGMA DE ABORDAGEM EM MEDICINA. 10 - MEDICINA, DERIVADA DO LATIM ARS MEDICINA, SIGNIFICA A ARTE DA CURA. 11 - O CONCEITO DE MEDICINA TRADICIONAL SE REFERE A PRÁTICAS, ABORDAGENS E CONHECIMENTOS, --- INCORPORANDO CONCEITOS MATERIAIS E ESPIRITUAIS ---, TÉCNICAS MANUAIS E EXERCÍCIOS, APLICADOS INDIVIDUALMENTE OU COMBINADOS, A INDIVÍDUOS OU A COLETIVIDADES, DE MANEIRA A TRATAR, DIAGNOSTICAR E PREVENIR DOENÇAS, OU VISANDO A MANTER O BEM-ESTAR 12 - A ATUAL PRÁTICA DA MEDICINA UTILIZA EM SEU FAVOR CONHECIMENTOS OBTIDOS POR DIVERSAS CIÊNCIAS (UMA VEZ QUE ELA PRÓPRIA NÃO É UMA CIÊNCIA), POR EXEMPLO, BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA, ANTROPOLOGIA, EPIDEMIOLGIA. TRATA-SE, NA VERDADE, DE UMA RAMIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS RELACIONADAS À SAÚDE. 13 - EM UM CONCEITO ESTRITO, A MEDICINA BUSCA A SAÚDE HUMANA POR MEIO DE ESTUDOS, DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTOS, E NO CONCEITO MAIS AMPLO, ALIVIAR O SOFRIMENTO HUMANO E MANTER O SEU BEM-ESTAR GLOBAL. 14 - DE MODO GERAL, A MEDICINA ENGLOBA OS CAMPOS DE CLÍNICA MÉDICA, CIRURGIA, PEDIATRIA, TOCOGINECOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA. EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO 15 - EDUCAÇÃO FÍSICA É UM TERMO USADO PARA DESIGNAR TANTO O CONJUNTO DE ATIVIDADES FÍSICAS NÃO-COMPETITIVAS E ESPORTES COM FINS RECREATIVOS QUANTO A CIÊNCIA QUE FUNDAMENTA A CORRETA PRÁTICA DESTAS ATIVIDADES, RESULTADO DE UMA SÉRIE DE PESQUISAS E PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS. 16 - A GRANDE DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO É QUE ENQUANTO A PRIMEIRA DIZ RESPEITO A UMA DISCIPLINA ESCOLAR E A UM CAMPO ACADÊMICO DESPORTO REFERE-SE AS DIVERSAS MODALIDADES OLÍMPICAS. 17 - ESTA DIFERENÇA É MUITO IMPORTANTE POIS EXISTE MUITAS PESSOAS QUE CONSIDERAM ESTAS DUAS PALAVRAS SINONIMAS. EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADE FÍSICA 18 - A DIFERENÇA ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ATIVIDADE FÍSICA É QUE A ATIVIDADE FÍSICA É QUALQUER MOVIMENTO DO CORPO, PRODUZIDO PELO MÚSCULO ESQUELÉTICO QUE RESULTA EM UM AUMENTO DO GASTO ENERGÉTICO. 19 - ATIVIDADE FÍSICA SE REFERE AO GASTO CALÓRICO PROMOVIDO POR UMA AÇÃO SUPERIOR FÍSICO, COMO UM DESLOCAMENTO, UM MOVIMENTO FÍSICO QUALQUER. É UM CONCEITO CARTESIANO E LINEAR QUE APARTA E FRAGMENTA A MOTRICIDADE HUMANA EM MERO MOVIMENTO. 20 - JÁ A EDUCAÇÃO FÍSICA É UMA AÇÃO PLANEJADA E ESTRUTURADA, QUE PODE UTILIZAR-SE DE VÁRIOS ELEMENTOS COMO O ESPORTE, A DANÇA, A LUTA, O JOGO, A BRINCADEIRA E A ATIVIDADE FÍSICA. 21 - A EDUCAÇÃO FÍSICA NASCE DA MANEIRA COMO A CONHECEMOS HOJE COM O ADVENTO DA MODERNIDADE, DA SOCIEDADE URBANA E INDUSTRIAL E A NECESSIDADE DE PREPARAR E EDUCAR OS CORPOS PARA A PRODUÇÃO NAS FÁBRICAS, PARA A APROPRIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE HÁBITOS HIGIÊNICOS E DE COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS. TAMBÉM PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES SANITÁRIAS. FORMAÇÃO 22 - O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSITA DE UM CURSO SUPERIOR, DURANTE O QUAL ESTUDARÁ OS ASPECTOS FISIOLÓGICOS, BIOQUÍMICOS, GENÉTICOS, ANTROPOMÉTRICOS E NEUROMOTORES DAS ATIVIDADES FÍSICAS COMO TAMBÉM SUAS DIMENSÕES SOCIAIS E PSICOMOTORAS. 23 - DEVE SER CAPAZ DE ORIENTAR JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS CORRETAMENTE, CUIDANDO DA POSTURA CORRETA DOS PARTICIPANTES, DO RESPEITO ÀS NORMAS DO JOGO/ATIVIDADE, DE ASSEGURAR O INTERESSE DE TODOS E DO APROVEITAMENTO FÍSICO POR PARTE DOS JOGADORES/PARTICIPANTES. FORMAÇÃO NO BRASIL 24 - EM PRINCÍPIO OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA TINHAM ORIGEM MILITAR, MAS ATUALMENTE EXISTEM ESCOLAS CIVIS COM PREPARAÇÃO TÃO BOA QUANTO INSTITUTOS MILITARES. 25 - NO BRASIL, OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA TÊM NO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CONFEF), O ORGÃO PRINCIPAL DE ORGANIZAÇÃO, NORMATIZAÇÃO E APOIO DAS ATIVIDADES PERTINENTES A SUA ÁREA DE ATUAÇÃO. 26 - OS CONSELHOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CREFS) SÃO SUBDIVISÕES DO CONFEF NOS ESTADOS E TÊM A FUNÇÃO DE ORIENTAR, DISCIPLINAR E FISCALIZAR O EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES PRÓPRIAS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ATUALMENTE SÃO TREZE CREFS, ABRANGENDO TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS. 27 - UMA PESSOA COM BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA CABERÁ A ATUAÇÃO EM CLUBES, ACADEMIAS, CENTROS ESPORTIVOS, HOSPITAIS, EMPRESAS, PLANOS DE SAÚDE, PREFEITURAS, ACAMPAMENTOS, CONDOMÍNIOS E QUALQUER ESPAÇO DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS COM EXCEÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 28 - A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA É ATENDIDA POR AQUELES QUE TEM O GRAU OU TÍTULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. ATIVIDADE FÍSICA 30 - EM EDUCAÇÃO FÍSICA E NOS DESPORTOS, ACTIVIDADE FÍSICA É DEFINIDA COMO: "QUALQUER MOVIMENTO CORPORAL, PRODUZIDO PELOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS, QUE RESULTE EM GASTO ENERGÉTICO MAIOR QUE OS NÍVEIS DE REPOUSO". 31 - PODEMOS ACRESCENTAR QUE É TAMBÉM QUALQUER ESFORÇO MUSCULAR PRÉ-DETERMINADO, DESTINADO A EXECUTAR UMA TAREFA, SEJA ELA UM "PISCAR DOS OLHOS", UM DESLOCAMENTO DOS PÉS, E ATÉ UM MOVIMENTO COMPLEXO DE FINTA EM ALGUMA COMPETIÇÃO ESPORTIVA. MODERNAMENTE, O TERMO REFERE-SE EM ESPECIAL AOS EXERCÍCIOS EXECUTADOS COM O FIM DE MANTER A SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL; EM OUTRAS PALAVRAS A "BOA FORMA". (DIA 4 DE ABRIL É O DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA). TIPOS 32 - ATIVIDADE FÍSICA REGULAR - CONTROLADA POR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESTÁ ASSOCIADA DIRETAMENTE A MELHORIAS DA SAÚDE E CONDIÇÕES FÍSICAS DOS PRATICANTES. 33 - A REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE, STRESS, UM SISTEMA IMUNOLÓGICO FORTALECIDO, TORNANDO O ORGANISMO MENOS SUJEITO A DOENÇAS COMO O CÂNCER E CAUSAR AO SEU TRATAMENTO REDUÇÃO DAS NÁUSEAS E A DOR. 34 - SENDO QUE A INATIVIDADE FÍSICA ASSOCIADA A DIETAS INADEQUADAS, AO TABAGISMO,AO USO DO ÀLCOOL E OUTRAS DROGAS SÃO DETERMINANTES NA OCORRÊNCIA E PROGRESSÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS QUE TRAZEM VÁRIOS PREJUÍZOS AO SER HUMANO, COMO, POR EXEMPLO, REDUÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA E MORTE PREMATURA NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS, PRINCIPALMENTE NOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS (PATE, 1995; ACSM, 2000). 35 - ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA - POR VEZES, TORNA-SE NECESSÁRIA AOS SUJEITOS QUE APRESENTEM ALGUMAS CONTRAINDICAÇÕES MÉDICAS OU DIFICULDADES FÍSICAS MOMENTANEAS/DEFINITIVAS, MAS TENDO EM CONTA O DIAGNÓSTICO FEITO PELOS MÉDICOS, O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA DEVERÁ SER CAPAZ DE CRIAR AO PACIENTE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA SEM PREJUDICAR A SAÚDE DO PACIENTE MELHORANDO-A, HAVENDO UMA INTERECÇÃO DE CONHECIMENTOS COM AS CIÊNCIAS MÉDICAS. 36 - ATIVIDADE FÍSICA DE RECUPERAÇÃO É USADA COMO UM MEIO DE MELHORAR AS CONDIÇÕES FÍSICAS DE UM SUJEITO MOMENTANEAMENTE DEBILITADO, SENDO TRATADA PELOS PROFISSIONAIS DA FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA. CLASSIFICAÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA TENDO EM VISTA UMA ESQUEMATIZAÇÃO, CLASSIFICAMOS AS ATIVIDADES EM: 37 - EXERCÍCIO AERÓBICO; OU 38 - EXERCÍCIO ANAERÓBICO 39 - A ATIVIDADE FÍSICA QUANDO É FEITA DE FORMA CONTINUA E PROGRAMADA RESULTA NO GANHO DE FORÇA FÍSICA. INCREMENTO DA CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIO, DA FLEXIBILIDADE ENTRE OUTROS FATORES RESPONSÁVEIS PELA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE UM INDIVÍDUO NO QUE DIZ RESPEITO A PERFORMANCE HUMANA. 40 - DESPORTO OU ESPORTE É UMA ATIVIDADE FÍSICA SUJEITA A DETERMINADOS REGULAMENTOS E QUE GERALMENTE VISA A COMPETIÇÃO ENTRE PRATICANTES. 41- PARA SER ESPORTE TEM DE HAVER ENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS, REGRAS INSTITUÍDAS POR UM CONFEDERAÇÃO REGENTE E COMPETITIVIDADE ENTRE OPOSTOS. 42 - ALGUMAS MODALIDADES ESPORTIVAS SE PRATICAM MEDIANTE VEÍCULOS OU OUTRAS MÁQUINAS QUE NÃO REQUEREM REALIZAR ESFORÇO, EM CUJO CASO É MAIS IMPORTANTE A DESTREZA E A CONCENTRAÇÃO DO QUE O EXERCÍCIO FÍSICO. 43 - IDEALMENTE O ESPORTE DIVERTE E ENTRETÉM, E CONSTITUI UMA FORMA METÓDICA E INTENSA DE UM JOGO QUE TENDE À PERFEIÇÃO E À COORDENAÇÃO DO ESFORÇO MUSCULAR TENDO EM VISTA UMA MELHORA FÍSICA E ESPIRITUAL DO SER HUMANO. 44 - AS MODALIDADES ESPORTIVAS PODEM SER COLETIVAS, DUPLAS OU INDIVIDUAIS, MAS SEMPRE COM UM ADVERSÁRIO. 45 - TAMBÉM PODEMOS DEFINIR ESPORTE COMO UM FENÔMENO SOCIOCULTURAL, QUE ENVOLVE A PRÁTICA VOLUNTÁRIA DE ATIVIDADE PREDOMINANTEMENTE FÍSICA COMPETITIVA COM FINALIDADE RECREATIVA OU PROFISSIONAL, OU PREDOMINANTEMENTE FÍSICA NÃO COMPETITIVA COM FINALIDADE DE LAZER, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E/OU APRIMORAMENTO FÍSICO, INTELECTUAL E PSÍQUICO DE SEUS PRATICANTES E ESPECTADORES. 46 - ALÉM DE SER UMA FORMA DE CRIAR UMA IDENTIDADE ESPORTIVA PARA UM INCLUSÃO SOCIAL. 47 - A ATIVIDADE ESPORTIVA PODE SER APLICADA AINDA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM ÂMBITO EDUCACIONAL, PELA APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO ESPECIALIZADO EM COMPLEMENTAÇÃO A INTERESSES VOLUNTÁRIOS DE UMA COMUNIDADE NÃO ESPECIALIZADA. 48 - O ESPORTE CONHECIDO COMO É HOJE, OU O ESPORTE MODERNO, TOMA FORMA NAS ESCOLAS DA INGLATERRA DO SÉCULO XVIII, BERÇO DO CAPITALISMO. 49 - CERCADOS PELA IDEOLOGIA CAPITALISTA, A QUAL PREGA A ORDEM, O RACIONALISMO, A COMPETIÇÃO E A INICIATIVA INDIVIDUAL, OS ALUNOS DAS ESCOLAS INGLESAS DESENVOLVEM UM NOVO FORMATO PARA OS JOGOS POPULARES DE ENTÃO, DANDO ORIGEM AO ESPORTE. SURGEM OS CAMPEONATOS ENTRE AS ESCOLAS, OS CLUBES E DEPOIS AS CONFEDERAÇÕES, INSTRUMENTOS QUE PAULATINAMENTE VÃO LEGITIMANDO A PRÁTICA ESPORTIVA. 50 - APÓS A CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO E SUA DISPERSÃO POR TODO O MUNDO, A INSTITUIÇÃO ESPORTIVA, ANTES RESTRITA AO MUNDO EUROPEU, VAI GANHANDO ESPAÇO NOS OUTROS CONTINENTES. SEGUINDO A MESMA LÓGICA DA VORACIDADE CAPITALISTA, O ESPORTE IMISCUI-SE ÀS CULTURAS E TOMA O ESPAÇO DE PRÁTICAS POPULARES, VEICULANDO A IDEOLOGIA CAPITALISTA MUNDIALMENTE.

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